O que é
É uma linha de crédito ideal para você que:
- Já possui um terreno e quer construir sua casa do jeito que sempre sonhou
- Tem vontade de comprar um terreno para construir sua casa tão desejada
- Quer reformar seu imóvel
Você pode financiar até 80% da construção ou reforma do seu imóvel.
O financiamento só pode ser realizado por pessoa física para construção ou reforma de imóvel residencial para moradia própria. Não é permitida a construção de empreendimentos para comercialização.
Vantagens
- Economia Financiamento de até 80% da construção ou reforma do seu imóvel e prazo de pagamento de até 35 anos.
- Oportunidade Você pode utilizar seu FGTS para armotizar e pagar parte das prestações.
- Flexibilidade Use o financiamento para construir em seu próprio terreno ou para adquirir o terreno e também construir sua moradia.
- Sustentabilidade Você pode incluir no financiamento melhorias sustentáveis para a sua casa como sistema de aquecimento solar e de geração de energia renovável. Você economiza nas contas e ainda contribui com o meio ambiente.
- Comodidade Acompanhe as informações do seu contrato pelo aplicativo Habitação CAIXA.
Passo a passo para contratação e liberação do crédito
- Faça uma simulação Simule, escolha as melhores condições e solicite o financiamento pelo App Habitação, em um Correspondente CAIXA Aqui ou em uma Agência da CAIXA.
- Análise da proposta Veja a lista de documento e entregue para a CAIXA. A CAIXA realiza a análise da documentação, do crédito solicitado, vistoria e avaliação do imóvel e do terreno. É nesse momento que é verificado a linha de financiamento mais adequada para você
- Assinatura do contrato Após a CAIXA realizar todas análises e avaliações é o momento de você assinar o contrato na agência.
- Acompanhamento da obra A CAIXA realiza vistorias para verificar a evolução da obra e o crédito é liberado conforme execução da etapa de obra prevista em cronograma, declarada pelo cliente em conjunto com o profissional responsável pela execução. A apresentação do habite-se e da averbação na matrícula do imóvel é obrigatória, caracteriza a conclusão da obra e viabiliza o início da amortização do financiamento.
Exigências
Crédito
Aprovação do crédito e demais avaliações conforme condições da CAIXA.
Projeto
Aprovação pelos órgãos competentes do projeto de construção ou reforma e atendimento das condições mínimas estabelecidas pela CAIXA e pelos Programas Habitacionais, quando for o caso.
Responsável técnico
O cliente deve contratar profissional com formação em Arquitetura ou Engenharia Civil, que será responsável pela elaboração dos Projetos, execução de sua obra e atendimento às Normas Técnicas Brasileiras, posturas municipais, bem como demais regulamentações aplicáveis. O cliente, juntamente com o profissional responsável pela execução da obra, será responsável pelas informações de evolução de obra repassadas à CAIXA, bem como pelo acompanhamento e cumprimento do cronograma pactuado em contrato.
Seguro
Contratação de Seguro de Danos Físicos do Imóvel (DFI) e Seguro por Morte ou Invalidez permanente (MIP).
Tarifas
- Avaliação: Destinada à avaliação do imóvel para identificar seu valor e viabilidade de utilização do bem como garantia da operação.
- Reavaliação (Acompanhamento): Devida a cada vistoria para acompanhamento da obra.
- Tarifa de Administração de Contrato: Destinada à manutenção e administração do contrato. É cobrada mensalmente na prestação e somente é obrigatória nas operações com imóveis enquadrados no SFH.
Consulte a Tabela de Tarifas da CAIXA – item Habitação para conhecer os valores vigentes.
Perguntas frequentes
O que é o Crédito Imobiliário para Construção e Reforma?
Linha de crédito imobiliário destinada à Construção ou Reforma de unidade habitacional individual.
Para quem se destina?
A linha de financiamento Construção e Reforma é destinada exclusivamente ao cliente Pessoa Física que deseja construir ou reformar seu imóvel.
Quais são as modalidades?
A CAIXA oferece quatro modalidades de financiamento para construção/reforma o de imóveis isolados habitacionais:
• Aquisição de Terreno e Construção;
• Construção em Terreno Próprio;
• Conclusão (somente imóvel com finalidade habitacional pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – FGTS); e
• Reforma com ou sem Ampliação.
Quais são os documentos necessários?
Clique aqui para visualizar a documentação necessária.
Ressaltamos que é obrigatório a apresentação do: • Proposta de Construção Individual (PCI), no caso de construção; • Proposta de Reforma e Melhoria (PRM), no caso de reforma.
Os formulários devem ser preenchidos por completo pelo responsável técnico pela execução da obra e assinado pelo cliente e pelo responsável técnico.
Qual o papel do responsável técnico da obra?
O Responsável Técnico (RT) é o profissional de engenharia ou arquitetura contratado pelo cliente, que consta na Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica (ART/RRT) de execução, com a responsabilidade de acompanhar e gerenciar a correta execução da obra, preencher os dados técnicos dos documentos exigidos pela CAIXA, como por exemplo a PLS – Planilha de Levantamento de Serviços, dentre outras atribuições estabelecidas pelo respectivo Conselho Profissional.
É possivel alterar o responsável técnico da obra durante o contrato?
A substituição do responsável técnico durante a fase de obra deve ocorrer em uma das situações abaixo:
• Morte ou Invalidez;
•Impedimento de exercício da profissão;
• Desacordo entre as partes (Proponentes e Responsável Técnico).
O que é a pls?
A PLS – Planilha de Levantamento de Serviços é o formulário no qual o Responsável Técnico pela execução (RT) e o cliente declaram a evolução da obra e os serviços executados mediante preenchimento dos percentuais e de relatório fotográfico, devidamente assinado por ambos. A PLS subsidiará as liberações de parcelas de obra e vistorias presenciais realizadas pela CAIXA.
O que são os formulários pci e prm e onde capturar os documentos?
Os formulários Proposta de Construção Individual – CAIXA (PCI), e Proposta de Reforma e Melhoria (PRM), têm por objetivo apresentar a proposta de Construção e Reforma, e devem ser preenchidos pelo Responsável Técnico da obra (contratado pelo cliente) e assinado por ambos. Os documentos estão disponíveis nas Agências da CAIXA e nos Correspondentes CAIXA AQUI (CCA).
O que é o adesivo de obra?
As obras financiadas nas modalidades Construção Individual e Reforma devem possuir o Adesivo de Obra – Modelo CAIXA de identificação, com informações sobre fonte de recursos e prazo, afixado durante todo o período de execução dos serviços.
O que é o cronograma de obra?
O cronograma da obra deve representar cuidadosamente a proposta de evolução da obra, com a previsão para cada etapa, observando o prazo limite e um percentual mínimo de 5% na última etapa.
Os valores referentes à última etapa serão liberados mediante apresentação da matrícula com a averbação da construção.
Como fazer a reprogramação de cronograma ou alteração de projeto?
Quaisquer alterações no projeto ou no imóvel, bem como alteração de cronograma, devem ser precedidas de análise e aprovação pela CAIXA.
A proposta deve ser preenchida pelo Responsável Técnico pela obra contratado pelo cliente, assinada por ambos e entregue/encaminhado à Agência.
O que é averbação da construção?
É a formalização na matrícula registrada no Cartório de Registro de Imóveis das alterações realizadas no imóvel, como construção e demolição. O documento deve ser entregue impreterivelmente pelo cliente após o final da obra.
A averbação possibilita registrar o histórico de publicações efetuadas ao longo da existência do imóvel em matrícula, tornando públicas e legais todas as informações.
Quais os benefícios da averbação?
A averbação em matrícula viabiliza a segurança e histórico para qualquer transação, possibilitando a valorização da unidade habitacional e proteção dos direitos do locador e locatário.